Nesta quarta-feira (29) inicia em Tubarão a exposição artística “Do Escambo ao digital: história do comércio tubaronense”. A iniciativa visa construir espaços de reflexão crítica a partir da análise da história do comércio tubaronense, seus agentes, suas rotas, seu impacto na estrutura social, econômica e cultural.
O comércio é um dos pilares da identidade tubaronense. O povoamento do território se deu a partir de um entreposto comercial às rotas que cruzavam os caminhos entre a serra e o litoral. O Poço Grande do Rio Tubarão tornou-se, desde então, ponto estratégico para a circulação de serviços e mercadorias.
Desse modo, a vocação comercial é parte integrante da identidade cultural da sociedade tubaronense. Contudo, suas memórias, histórias e registros precisam ser tratados como legado para que as futuras gerações estabeleçam relações de pertencimento com as mesmas, oportunizando valorização à atividade, suas instituições e seus trabalhadores.
A Exposição “Do escambo ao digital: História do comércio tubaronense”, é um projeto coletivo de artes visuais composto por onze artistas locais participantes do Projeto Curadoria Artística, realizado pelo Museu Ferroviário de Tubarão.
Para Fernando Soares Nandi, Presidente da CDL Tubarão, “poder participar de um evento em parceria com o Museu Ferroviário de Tubarão, que conta a história de nosso município, é uma honra. Sobretudo, quando se pode aliar a isso a história da ferrovia e do comércio, compreendendo o impacto desses setores para o desenvolvimento da cidade. Ter um projeto cultural realizado por onze artistas locais, que registraram a memória do comércio tubaronense de forma artística, é uma grande oportunidade para a valorização e sensação de pertencimento de toda a sociedade”.
Além da CDL Tubarão, a exposição conta com a parceria da Fundação Municipal de Cultura de Tubarão. Ela acontece em modalidade de ocupação urbana, iniciando na Praça Pery Camisão, seguindo pela Av. Marcolino Martins Cabral, Rua São Manoel e Rua Lauro Muller, até a Praça do Chafariz, além de ter um núcleo no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick.
As lojas que recebem as obras em suas vitrines são: Atitude Calçados, A Barateira, Conquista Calçados, Modelly, Pompéia, Loja Nelson, Alcidino, Rinaldi, Perfil e W&B Engenharia, responsável pela instalação do Obelisco A História do Comércio, criado por JP Anjo.
A Exposição “Do escambo ao digital: História do comércio tubaronense” terá abertura no dia 29 de maio de 2023, às 19h30, na Praça Pery Camisão. O evento integra o Programa Olha a Arte, promovido pela Fundação Municipal de Cultura