Exposição que homenageia vítimas de feminicídio chega a Tubarão na próxima semana
Foto: Polícia Civil

A exposição itinerante “As Cores de Cada Vida”, que apresenta retratos estilizados de mulheres que foram vítimas do crime de feminicídio e tentativa de feminicídio na região, chega a Tubarão na próxima semana. Os quadros ficarão expostos no Farol Shopping entre 7 de março e 5 de abril. A abertura será na próxima terça-feira (7), às 14h.

A mostra é organizada pela Polícia Civil de Santa Catarina. A exposição reúne 20 retratos de mulheres que foram vítimas desses crimes nas cidades de Tubarão, Criciúma, Içara, Araranguá, Braço do Norte e Laguna, entre os anos de 2012 e 2021. O objetivo é fazer com que essas vítimas deixem de ser um número estatístico para ganhar vida pelas mãos dos artistas.

“Trazer o rosto dessas mulheres, trazer cores para a via dessas mulheres foi uma forma que a Polícia Civil pensou de alcançar toda a população e principalmente de fazer uma homenagem a essas mulheres que tiveram as suas vidas ceifadas. Não só a elas, mas de fazer uma homenagem aos familiares dessas mulheres que infelizmente perderam o convívio com seus entes queridos”, destaca Carolini de Bona Portão, delegada regional de Tubarão.

Em paralelo à exposição, será apresentado o documentário “As Cores de Cada Vida” realizado pela Unisul, com making off do projeto no qual familiares e vítimas foram entrevistados.

A exposição itinerante foi lançada em novembro de 2022 em Criciúma e está percorrendo várias cidades do estado. O projeto “As Cores de Cada Vida” foi idealizado pela psicóloga Clarissa Moreira Enderle, policial civil da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Tubarão, e institucionalizado pela Polícia Civil.