Com a maior área plantada e a maior produção no estado, Jaguaruna recebeu oficialmente o título de “Capital Catarinense do Produtor de Melancia”. A entrega do título foi realizada na última sexta-feira (3) durante um evento promovido pela Epagri em parceria com a prefeitura que contou com a presença de vários agricultores que cultivam a planta no município.
A solenidade também deu início a colheita da safra de 2021. A expectativa é colher cerca de 15 mil toneladas da fruta neste ano.
Durante a cerimônia, realizada em uma lavoura de melancia, no bairro Arroio Corrente, o gerente estadual de Extensão e Pesquisa da Epagri fez a entrega do documento ao prefeito Laerte Silva (PSC), oficializando o título ao município.
Logo após, um dos produtores de melancia, o agricultor Felipe Bitencourt Pacheco, realizou o ato simbólico de abertura da colheita partindo uma fruta colhida em sua lavoura, onde o evento acontecia.
A lei que concede o título de Capital Catarinense do Produtor de Melancia à Jaguaruna foi aprovada em junho deste ano pela Assembleia Legislativa (Alesc) e sancionada no mês seguinte pelo governador Carlos Moisés (sem partido). O projeto foi proposto pelo suplente de deputado Ulisses Gabriel (PSD), durante mandato temporário.