Lesa Pátria: dois mandados de busca e apreensão são cumpridos em SC
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta segunda-feira (8) mais uma etapa da Operação Lesa Pátria, dando sequência às investigações que buscam identificar financiadores e fomentadores da tentativa de golpe de Estado. Há exatamente um ano, as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por grupos insatisfeitos com o resultado das eleições.

Nesta 23ª fase da Lesa Pátria, o Supremo Tribunal Federal (STF) expediu 46 mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva – este na Bahia. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Mato Grosso (10), no Rio Grande do Sul (13), Distrito Federal (5), Maranhão (4), na Bahia (2), em Goiás (2), Minas Gerais (2), no Paraná (1), em Rondônia (1), Santa Catarina (2), São Paulo (1) e no Tocantins (3).

“Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar aos R$ 40 milhões”, informou a PF.

De acordo com os investigadores, os suspeitos podem, em tese, responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Três tubaronenses aguardam julgamento pela participação no 8/1

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

Camila Mendonça Marques, Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza e Joel Borges Correa são os três tubaronenses que foram presos e se tornaram réus. A que mais ganhou notoriedade foi Dona Fátima – a idosa de 68 anos ficou conhecida em todo o país com um vídeo que viralizou na internet. Nas imagens, a Fátima de Tubarão, como passou a ser chamada, aparece contando que havia defecado na sede do STF e faz uma ameaça ao ministro Alexandre de Moraes: “agora vamos pegar o Xandão”. Ela está presa desde 27 de janeiro do ano passado.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.