Milhares de fiéis subiram a colina de Nossa Senhora Aparecida neste sábado (12) em Treze de Maio
Foto: Amábile Corrêa / UNITV

Neste 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, mais de 20 mil fiéis subiram a Colina de Nossa Senhora Aparecida, na localidade de Urussanga Baixa, em Treze de Maio, para celebrar uma das festividades religiosas mais importantes do país. O evento, é uma manifestação de fé e devoção que reúne pessoas de toda a região.

Desde o início da manhã, a colina foi tomada por peregrinos que subiram a pé, em grupos ou sozinhos, como parte de um ato de devoção. Muitos deles relataram a realização de promessas feitas em anos anteriores.

Uma primeira missa foi celebrada pelo padre Lino Brunel, no alto da colina, às 8h. A programação religiosa seguiu às 9h com missa na capela da localidade. Às 10h30, o bispo da Diocese de Tubarão, Dom Adilson Busin, esteve na colina para conduzir a missa junto com os devotos que passam pelo local. Às 15h30, encerrou a programação religiosa com missa na colina celebrada pelo padre Marcos.

História da Gruta

A gruta na pedra foi construída em 1969, após a morte de uma devota da Santa. Também no local, fica localizada a imagem de Nossa Senhora, medindo 13 metros de altura. A imagem, por sua vez, começou a ser erguida em 1998 e levou nove meses para ser concluída pelo escultor de Orleans Paulo Afonso Dalponte Pereira.