Músico ministra oficina de percussão em Capivari de Baixo no início de março
Foto: Divulgação

A ampla variedade de ritmos de origem africana é parte fundamental da cultura musical brasileira e, claro, está presente em diversas manifestações por todo o país, inclusive em Santa Catarina. E estes ritmos são o tema da vivência artística Percussão Catarina: oficina de ritmos afro-brasileiros, ministrada pelo músico e educador musical Luciano Candemil em Capivari de Baixo, no próximo sábado (4), na Comunidade Remanescente de Quilombo Ilhotinha.

As inscrições para a oficina são totalmente gratuitas e estão disponíveis 30 vagas. A oficina terá duração de seis horas e será dividida em três módulos, todos realizados no mesmo dia. Durante as práticas, Candemil passará por ritmos diversos, como o alujá, barravento, cabila, congo, ijexá, samba reggae e diversos tipos de samba.

Sendo assim, o trabalho dialoga com as várias rítmicas da diáspora africana espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, que atualmente fazem parte do cenário cultural catarinense. Para a realização das atividades, o ministrante contará ainda com a assistência de outros dois músicos percussionistas, Cleyton Medeiros e William Camargo.

Não é necessário ter conhecimento prévio dos ritmos e nem dos instrumentos de percussão e qualquer pessoa com idade a partir dos 12 anos pode participar. Os interessados devem solicitar sua vaga entrando em contato com o proponente da oficina, Luciano Candemil, através do e-mail: lucianocandemil@hotmail.com.