Papa Francisco ainda está em ‘estado crítico’, diz Vaticano
Créditos: Franco Origlia

O papa Francisco, hospitalizado desde o dia 14 de fevereiro, passou uma boa noite e está descansando, de acordo com um comunicado do Vaticano divulgado nesta segunda-feira (24). O pontífice argentino, de 88 anos, segue em “estado crítico” e continua recebendo oxigênio de alto fluxo devido a uma pneumonia bilateral.

Embora o quadro de anemia tenha melhorado e a trombocitopenia permaneça estável, os médicos detectaram uma insuficiência renal inicial leve, que está sob controle. O estado de saúde do papa piorou no sábado com um ataque asmático prolongado e problemas hematológicos que exigiram uma transfusão de sangue.

Abele Donati, diretor da unidade de anestesia e terapia intensiva do Hospital Universitário das Marcas, afirmou que a insuficiência renal pode indicar a presença de sepse em fase inicial. O virologista Fabrizio Pregliasco também destacou que as próximas horas e dias serão decisivos para o tratamento do papa.

Em Roma e no resto do mundo, especialmente na América Latina, foram organizadas orações pela saúde do papa. Muitos líderes religiosos e políticos afirmaram que estão rezando por ele. O papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli de Roma com bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral, uma infecção potencialmente mortal.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.