Porto de Imbituba começa 2025 com crescimento de 33% na movimentação de cargas
Foto: Divulgação/Ícaro Braga/Porto de Imbituba

O Complexo Portuário de Imbituba registrou um excelente início de 2025, atingindo mais de 600 mil toneladas em movimentação de cargas apenas em janeiro, superando a marca do ano passado. Comparado a janeiro de 2024, a movimentação manteve-se estável, demonstrando um crescimento contínuo no desempenho do porto.

O número de embarcações que atracaram no porto também teve destaque, com 28 embarcações recebidas, o que representa um aumento de 33% em relação ao mesmo mês de 2024. Além disso, a movimentação de cargas refletiu um saldo comercial dos embarques com um crescimento de 33% em relação a dezembro de 2024. Já os desembarques apresentaram um crescimento de 16% se comparados a dezembro de 2024 e um aumento considerável de 36% em relação ao janeiro do ano passado.

Em 2024, os principais produtos movimentados pelo Porto de Imbituba foram coque de petróleo, contêineres, carga geral, hulha betuminosa, sal, farelo de milho e trigo. Já em janeiro de 2025, os graneis sólidos representaram mais de 395 mil toneladas, o que corresponde a 65% da movimentação total, com destaque para o coque de petróleo, que superou as 156 mil toneladas.

Para o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, o aumento nas operações é um reflexo do esforço coletivo que fortalece a logística de Santa Catarina e impacta positivamente a economia da região Sul do estado. Alexandre Pinter, diretor-presidente em exercício da SCPAR Porto de Imbituba, também ressaltou que o resultado consolidou o Porto de Imbituba como uma alternativa logística competitiva, refletindo o trabalho constante para melhorar a gestão e trazer benefícios a todos os envolvidos.

Importações e exportações no Porto de Imbituba

Em janeiro de 2025, as importações lideraram as operações, representando 54,3% do total de cargas, e registraram um aumento de 35% em comparação com o ano passado. Já as exportações corresponderam a 33,6% do total, também apresentando crescimento de 35% em relação a janeiro de 2024.

A cabotagem, ou navegação entre portos nacionais, representou 9% das movimentações no Porto de Imbituba de janeiro a outubro de 2025, com um aumento de 6% no comparativo com o mesmo período de 2024.

Crescimento nas operações de comércio exterior

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as operações de importação e exportação no Porto de Imbituba movimentaram mais de 146 milhões de dólares em janeiro de 2025, evidenciando ainda mais a importância estratégica do Porto para o comércio exterior.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.