Região teve coleta de amostras para balneabilidade afetada pelas chuvas nesta semana
Foto: Divulgação

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou o quinto relatório de balneabilidade da temporada. De acordo com as análises, 48,52% dos pontos monitorados do litoral catarinense estão próprios para o banho.

A coleta desta semana ficou prejudicada pelo excesso de chuvas, informa o gerente de Laboratório e Medições Ambientais, Marlon Daniel da Silva.

“Para este relatório tivemos acessos interrompidos devido a fortes precipitações nos Balneários de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Joinville, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes e Itajaí. Ao sul do estado, Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba, também devido ao fechamento do tráfego no Morro dos Cavalos pela PRF.”

Ainda assim, todos os pontos analisados na região seguem aparecendo no relatório como próprios para banho.

Além das chuvas, a interdição em diversas rodovias, incluindo a BR-101, o problema de mobilidade foi agravado ainda por um grande incêndio no norte do estado em empresa às margens da BR-101.

Relatórios semanais

As análises semanais são realizadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte, compondo as cidades de: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.