Registro de Indicação Geográfica fortalece reconhecimento da qualidade do camarão de Laguna

Laguna possui um cenário aquático produtivo, repleto de vida e de riquezas. Os produtores de camarão têm como diferencial o Rio Tubarão que desemboca na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, e por ser um sistema de água salobre, uma mistura da água doce e a salgada, que existe em poucos locais na costa, os camarões são diferentes.

Neste sábado (21), no Mercado Público da Cidade Juliana, o Sebrae de Santa Catarina autenticou, por meio da Indicação Geográfica (IG), o Camarão Laguna. A entrega do registro contou com presença do vice-presidente do Sebrae/SC, Marcos Pagani; do chefe da unidade regional do INPI em Santa Catarina, Araken Lima; do secretário estadual de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo; do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Camarão (ACCC), Zeno Alano Vieira e do prefeito de Laguna, Samir Ahmad.

Araken Lima, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, ressaltou a importância dos 20 diagnósticos realizados, onde 15 apontaram que o diferencial do produto elencado tinha ligação com a sua origem. O Camarão Laguna apresentou esse resultado, além de uma elevada notoriedade do produto no mercado de Santa Catarina e do restante do país. “Ele é considerado peça-chave na formação identitária da população residente no Complexo Lagunar e um ativo importante para a gastronomia e o turismo regional”, destacou.

“Além da dificuldade de reconhecimento sobre o Camarão Laguna, os produtores são poucos. A Associação Catarinense de Criadores de Camarão já foi uma entidade com mais de 100 sócios. Hoje, após a passagem de uma doença que matou boa parte dos camarões, são pouco mais de 10 produtores em todo o estado. Com o reconhecimento da IG, a tendência é ampliar o número de fazendas”, explicou Zeno, que também é proprietário da única fazenda de camarão orgânico no Sul do Brasil.

“A produção de camarão em Laguna já é conhecida em todo o Brasil. Ainda assim, esse trabalho que o Sebrae/SC vem fazendo em relação à Indicação Geográfica, certamente, tem uma importância muito grande na região”, comentou Zeno. O presidente da associação define o projeto como uma forma de ressaltar a qualidade diferenciada do camarão produzido nas fazendas de Laguna.

Após o cerimonial foi feita uma degustação do crustáceo, elaborado pelo Empório 12 Bistro & Winebar.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.