Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) catarinense realizou neste sábado, 4, o transporte de bolsas de sangue e hemoderivados para serem utilizadas nas cidades atingidas pelas cheias, em decorrência das fortes chuvas, no Rio Grande do Sul. A ação foi feita por solicitação do governador Jorginho Mello e da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, que estão empenhados em ajudar o estado vizinho.
O diretor do Atendimento Pré-Hospitalar (APH) Móvel, Dionísio Medeiros, explica como foi a logística das bolsas de sangue para o Rio Grande do Sul. “O Samu de Santa Catarina conduziu esse material até Passo Fundo. De lá, esse sangue vai ser distribuído para todas as regiões atingidas pelas cheias. O envio das bolsas será feito de helicóptero para os locais que precisam do sangue”, reforça.
Ao longo da próxima semana serão encaminhadas mais bolsas de sangue e hemoderivados que estão sendo coletadas no Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) das oito regiões de SC.
Além de estar preparado para lidar com situações adversas para salvar vidas, o SAMU atua também na ajuda humanitária quando o fator tempo é imprescindível para a garantia da vida. Santa Catarina apoia a assistência e o cuidado às vítimas das fortes chuvas no estado gaúcho.