São Martinho, Armazém e Gravatal realizam campanhas em prol das famílias atingidas pela enchente
Foto: Djalma Darela

Três das cidades mais atingidas pela enchente da última semana, São Martinho, Armazém e Gravatal estão fazendo campanhas para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas. As mobilizações estão arrecadando doações de alimentos não-perecíveis, vestuários, produtos de higiene pessoal e limpeza, colchões e itens de cama, mesa e banho.

Os municípios também estão realizando forças-tarefas para limpeza e reconstrução das áreas atingidas. As cidades decretaram situação de emergência na última quinta-feira (1°).

Em São Martinho, as doações devem ser levadas até a nova estrutura da Câmara de Vereadores, localizada na Avenida Frederico Schumacher, em frente ao Posto Garça, nos seguintes horários: de segunda até sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, e no sábado e domingo, das 9h às 16h. Para receber as doações, as famílias deverão realizar cadastro no mesmo local.

Duas famílias ficaram desabrigadas e aproximadamente outras 30 desalojadas em São Martinho. As famílias desabrigadas foram amparadas momentaneamente na E.E.F. Rodolfo Rocha. O município vem realizando uma força-tarefa para limpeza, recuperação e restabelecimento de moradias, comércio, indústrias, vias de acesso, prédios e espaços públicos danificados.

Em Armazém, as doações devem ser entregues Centro Catequético, ao lado da Igreja Matriz, no Centro. Os moradores também podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social para alinhar a entrega dos itens. O município também está recebendo doação de móveis.

Famílias que ficaram desalojadas foram abrigadas no Centro do Idoso. Móveis que ainda podem ser recuperados estão sendo colocados no Ginásio Nelson das Neves. Na última sexta-feira (2), a Defesa Civil estadual fez a entrega de 25 galões de água potável, 40 kits para higiene pessoal, 30 kits para limpeza doméstica e 20 colchões.  

Em Gravatal, as doações podem ser entregues no Salão Comunitário do Pouso Alto. O local está acolhendo as famílias afetadas pelas chuvas. Pelo menos 24 pessoas ficaram desabrigadas no município e foram atendidas pela Secretaria de Assistência Social.

No início da manhã de domingo (4), as equipes da Defesa Civil do Município e Secretarias, que atuam no suporte aos moradores, distribuíram alimentação e materiais de higiene e limpeza nas comunidades mais afetadas. A Comunidade da Seri foi a mais atingida.

A administração municipal também está pedindo a ajuda de voluntários que queiram colaborar com a limpeza das casas afetadas pelos alagamentos. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato com o CRAS pelo número (48) 98804-0950.

Neste domingo, o município voltou a ser atingido por um forte temporal e novos danos foram registrados. Novamente, as chuvas intensas deixaram mais de 13 pontos em situação de interdição ou sem possibilidade de acesso e passagem.

As aulas para o Ensino Fundamental da rede municipal serão realizadas de forma remota durante esta semana. Os Centros Educacionais infantis estarão abertos para os alunos. O transporte escolar foi suspendo até sexta-feira (9).