A segunda edição do Festival Itapira Cultural – FIC já tem data para acontecer. Será nos dias 6 e 7 de janeiro de 2024, reunindo em Itapirubá artistas locais, regionais e de várias partes do Estado para apresentar seus trabalhos e promover um movimento em favor do desenvolvimento cultural.
Além do incentivo à cultura para a comunidade, todas as atrações do Festival terão caráter inclusivo, contando com interpretação em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais). Serão diversas modalidades, com o propósito de reunir crianças, jovens e adultos em um ambiente familiar, para dois dias de programação cultural. A novidade desta edição é que o Festival será aberto para grupos e artistas catarinenses se inscreverem nas modalidades música, teatro de rua e dança. O pré-requisito é que os artistas apresentem obras autorais.
Para participar, é preciso fazer a inscrição, preenchendo os formulários que estão disponíveis na descrição do Instagram do Festival @festivalitapiracultural, conforme a modalidade correspondente.
Para a produtora do Festival, Pati Souza, “a exemplo do que foi a primeira edição, em 2023, há grandes expectativas de reunir um público expressivo, interessado em música, teatro, dança, expressões artísticas, artesanato e em tudo que está ligado à identidade e cultura da nossa região”, afirma.
Localizada entre Imbituba e Laguna, a comunidade de Itapirubá é conhecida por sua paisagem deslumbrante, praias de areias douradas e águas cristalinas, além de uma atmosfera tranquila e acolhedora que atrai tanto turistas como moradores locais em busca de um refúgio à beira-mar. Assim, Itapirubá será mais uma vez, o cenário perfeito para o FIC, agregando à rica cultura local que reflete a influência da pesca, do artesanato e da natureza exuberante que envolve a comunidade.
Como na primeira edição, a participação do público terá entrada franca. O II Festival Itapira Cultural é um projeto que tem como incentivadora a Celesc e incentivo estadual do Programa de Incentivo à Cultura – PIC, Fundação Catarinense de Cultura, Governo do Estado de Santa Catarina.
Assista a entrevista: