Vistoria é feita em comunidades pesqueiras de Laguna atingidas pelo ciclone
Foto: Divulgação PML

A Secretaria de Pesca e Agricultura de Laguna (Sepagri) realizou, nas últimas duas semanas, vistorias em campo nas comunidades pesqueiras do município, que foram atingidas pelas fortes chuvas e pelo ciclone extratropical, no início de maio.

“Os pescadores artesanais tiveram suas estruturas náuticas – trapiches e sarilhos – bastante danificadas e grande acúmulo de resíduos. A SEPAGRI solicitou apoio à Secretaria de Obras para a limpeza de todas as comunidades pesqueiras. Assim que a pasta obter a autorização de atividade não constante, iniciará a limpeza nas praias e também destas comunidades atingidas”, disse a Secretária de Pesca, Patrícia Paulino.

Além disso, a Sepagri também está trabalhando em ações para auxiliar na recuperação e regularização das estruturas náuticas dos pescadores artesanais que sofreram com as ações da chuva e do ciclone.

Estragos

Após as fortes chuvas entre os dias 2 e 6 de maio e ao ciclone extratropical entre os dias 10 e 12 de maio, o município foi afetado em suas estruturas físicas, ambientais e econômicas. O desastre foi resultado da elevação do nível do Rio Tubarão, que atingiu a cota de sete metros, considerada como cota de transbordamento e ao forte vento causado pelo ciclone.

Com isso, todas as praias e comunidades pesqueiras da cidade sofreram com o grande acúmulo de resíduos e sedimentos vindos do Rio Tubarão e seus afluentes, que desembocam na Lagoa Santo Antônio dos Anjos, e, consequentemente, nas praias e comunidades pesqueiras.