Câmara de Vereadores de Tubarão discute redução da taxa de iluminação pública
Foto: Câmara de Vereadores

Nesta quinta-feira (27), a Câmara de Vereadores de Tubarão realizará uma sessão extraordinária para deliberar sobre um projeto de lei enviado pelo Poder Executivo. O projeto tem como objetivo estabelecer a redução da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) em 16%. Essa proposta surge em um momento de grande relevância, uma vez que, recentemente, a Polícia Civil deflagrou a operação Dark Shark, que investiga possíveis fraudes em contratos de iluminação pública envolvendo empresas nas cidades de Tubarão, Capivari de Baixo, Jaguaruna e Pescaria Brava.

O principal argumento apresentado pela prefeitura para justificar a redução da taxa é o expressivo avanço no uso de lâmpadas de LED na cidade nos últimos meses. Segundo informações do Executivo, mais de 5 mil dessas lâmpadas, conhecidas por sua eficiência energética e menor impacto ambiental, foram instaladas recentemente, e a previsão é que esse número chegue a 6 mil até o fim de 2023. De acordo com a administração municipal, essa mudança na iluminação pública possibilita a redução da taxa, sem comprometer novos investimentos e a manutenção do sistema.

A expectativa é que a sessão extraordinária conte com debates e a busca por um consenso que atenda tanto às necessidades de redução de custos e avanço tecnológico quanto à imprescindível lisura e legalidade dos contratos públicos.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC