Joares Ponticelli e Caio Tokarski apresentam pedido de renúncia dos cargos
Foto: Reprodução/UNITV

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o vice, Caio Tokarski, devem oficializar hoje à tarde um pedido de renúncia dos seus cargos. Os dois foram presos na Operação Mensageiro, em fevereiro deste ano. Joares conseguiu a liberdade há duas semanas, mas Caio segue no Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

Os dois enviaram um documento oficial para o presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Cascaes, e uma reunião será realizada entre nesta manhã entre os vereadores para ler a carta e que o pedido de renúncia seja oficializado.

Com a renúncia, os processos penais de Joares e Caio passam a tramitar em primeira instância, já que eles perdem o foro privilegiado.

Assim que a renúncia for confirmada, deve ser convocada uma nova eleição. Ela acontecerá de forma indireta, com os vereadores elegendo o prefeito que assumir até o fim de 2024.

Joares Ponticelli e Caio Tokarski foram presos pelo GAECO no dia 14 de fevereiro, na terceira fase da Operação Mensageiro, que investiga diversos prefeitos de Santa Catarina. Ambos se tornaram réus na operação. Eles são suspeitos de participar de um esquema de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo.

Além deles, outros três prefeitos da região foram presos na mesma operação: Deyvisonn Souza, de Pescaria Brava, Vicente Corrêa Costa, de Capivari de Baixo, e Patrick Corrêa, de Imaruí.

Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC