Agosto Dourado busca conscientizar sobre importância do aleitamento materno
Foto: Ilustrativa

O mês de agosto é marcado por ações de conscientização. Uma delas é o Agosto Dourado, que busca reforçar a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida dos bebês. O leite materno é o principal alimento que os pequenos recebem nesse período, por isso, a amamentação é imprescindível.

A enfermeira do Banco de Leite do Hospital Nossa Senhora da conceição, Débora Fileti Verona, explica que, felizmente, nos últimos anos a conscientização sobre o assunto tem crescido.

“O leite é um padrão ouro na alimentação dos bebês até os seis meses, daí surgiu o nome Agosto Dourado. Buscamos ajudar e levar informação às pessoas, para que entendam a necessidade da amamentação ”, afirma.

 Um dos motivos para que os índices de amamentação fossem baixos há alguns anos, é que muitas pessoas acreditavam que as mães não precisavam amamentar. Mas já está mais do que comprovado: os benefícios são enormes.

Para as mães, o que muda são as questões hormonais e fisiológicas. Mas para os bebês, quanto mais tempo se alimentar de leite materno, melhor.

“Geralmente as crianças que são amamentadas por mais tempo, ficam menos doentes, não precisam de internações hospitalares, e outros benefícios. Alguns estudos já indicam que crianças que foram amamentadas por mais tempo têm o QI maior, sendo mais inteligentes”, explica Débora.