Castração em Tubarão inclui consulta, exames e medicação gratuita

O Programa de Castração do Bem-Estar Animal de Tubarão garante atendimento gratuito para cães e gatos, incluindo consulta pré-operatória, exames de sangue, cirurgia, medicação e itens de proteção no pós-operatório. A iniciativa atende protetores de animais credenciados, ONGs, responsáveis por animais de rua resgatados e tutores do município que atendam aos critérios socioeconômicos do programa.

O benefício é destinado a moradores de Tubarão cadastrados no CadÚnico ou que comprovem renda familiar de até três salários mínimos. No caso de animais de rua resgatados, não é exigida comprovação de renda.

Atendimento completo e acompanhamento

Além do procedimento cirúrgico, o programa assegura todo o acompanhamento necessário para que a castração ocorra de forma segura. Estão incluídos gratuitamente a consulta pré-operatória e os exames laboratoriais, fundamentais para avaliar a condição de saúde do animal antes da cirurgia.

Também fazem parte do atendimento a entrega de roupa cirúrgica ou colar elizabetano (cone), além da medicação completa para o período de recuperação pós-operatória.

“A ampliação do acesso à castração é fundamental para promover a saúde dos animais e contribuir para o controle populacional no município”, destaca o coordenador do Programa Bem-Estar Animal, Graziel Ramos.

Como realizar o cadastro em Tubarão

Para participar do programa, o tutor deve realizar o cadastro por meio do site da Prefeitura de Tubarão ou presencialmente no Facilita Tubarão, localizado na Rua Teresa Cristina, nº 236, no bairro Oficinas.

É necessário apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e comprovante de renda. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechamento ao meio-dia.

Campanha de castração em Gravatal

Além de Tubarão, o município de Gravatal também está com inscrições abertas para a Campanha de Castração Social de cães e gatos. A iniciativa é promovida pela prefeitura, por meio das Secretarias de Agricultura e de Saúde e da Gestão de Zoonoses, com foco no controle populacional, prevenção de doenças e promoção do bem-estar animal.

As inscrições seguem abertas até o dia 23 de fevereiro e podem ser feitas por formulário online ou presencialmente na prefeitura, no setor de Gestão de Zoonoses.

Para participar, os tutores devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, se houver, a caderneta de vacinação do animal. Beneficiários do CadÚnico precisam anexar o comprovante de cadastro.

Os animais devem ter entre seis meses e sete anos, estar vacinados, vermifugados e livres de pulgas e carrapatos com pelo menos 20 dias de antecedência.