Gravatal e Braço do Norte iniciam vacinação contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Divulgação: Prefeitura de Gravatal

As cidades de Gravatal e Braço do Norte deram início à vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O objetivo é proteger os jovens e reduzir a circulação do vírus nas comunidades.

Em Gravatal, 135 doses da vacina já estão disponíveis. A imunização começa na próxima segunda-feira (2 de fevereiro) e será realizada na Sala de Vacinas do Centro e no ESF Porto Gravatá, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 15h45. Nas quartas-feiras, o atendimento será estendido das 16h às 20h. Para receber a dose, é necessário que a criança ou adolescente esteja acompanhado dos pais ou responsáveis, com documento de identificação, cartão do SUS e carteirinha de vacinação.

Segundo a secretária de Saúde de Gravatal, Cristini Ferreira, a vacinação é uma medida estratégica de proteção individual e coletiva. “Além de proteger diretamente essa faixa etária, contribui para reduzir a circulação do vírus na comunidade e fortalecer o controle da doença no município”, afirma. Até o momento, Gravatal não registrou casos de dengue em 2026, e a Vigilância Epidemiológica intensificou varreduras em bairros da cidade.

Já em Braço do Norte a imunização está sendo realizada na Policlínica e nas salas de vacinação das unidades ESF Floresta, ESF São Francisco de Assis, ESF São Basílio, ESF Nossa Senhora de Fátima e ESF do Travessão. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município registra atualmente cerca de 30 focos do mosquito, o que reforça a importância dessas medidas protetivas.

Além da imunização, ambos os municípios reforçam medidas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue. Algumas ações recomendadas são: evitar água parada em recipientes, manter quintais e lixeiras limpos e cuidar de piscinas e caixas d’água com limpeza frequente.