HNSC é considerado maior Centro de Medicina Nuclear da região
Foto: Reprodução UNITV

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, é considerado o maior Centro de Medicina Nuclear da região. Com um setor completo, o hospital abriga a especialidade que, como o próprio nome já diz, utiliza radiação para fazer exames e tratamentos.

Com a medicina nuclear é possível diagnosticar doenças com mais eficiência, pois a técnica permite fazer avaliações com mais detalhes, inclusive de alterações patológicas, mesmo se não houver mudanças anatômicas no corpo.

A estrutura do HNSC possui aparelhos de última geração, que possibilitam o diagnóstico precoce, acompanhamento do desenvolvimento da doença e a gravidade de cada caso.

“Ele é um método de imagem, mas também o usamos para tratamento. Você pode fazer imagens diagnósticas, e tratamentos com radioisótopos. Nós utilizamos pequenas quantidades de material radioativo, que não são perigosas, e com isso conseguimos fazer os exames e tratamentos”, explica o médico nuclear do HNSC, Aurélio Pacheco Costa Filho.

A medicina nuclear é utilizada em algumas áreas específicas, como: cardiologia, oncologia, neurologia, endocrinologia, entre outras.

Para os médicos, o serviço é de extrema importância para os pacientes da região, que não precisam ir para outros locais para receber um atendimento de qualidade.

“A região do Sul do estado está muito bem assistida com esse tipo de serviço, pois podemos dizer que ele é um serviço padrão de grandes centros”, finaliza o físico Thiago Jahn.