Para ampliar as testagens para a covid-19 durante a temporada de verão, todos os municípios catarinenses estão recebendo novas unidades de teste rápido de antígeno (TR-AG). Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) encaminhou uma remessa com 461.885 unidades.
A estratégia permite que as cidades ampliem a testagem para diagnóstico e conduta rápida frente aos casos de coronavírus, especialmente durante a temporada de verão, quando há aumento no fluxo de pessoas. A medida faz parte da operação Verão Mais Seguro, do Governo de Santa Catarina.
Além do envio de testes, secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, encaminhou um ofício recomendando aos municípios litorâneos que implantem centros de testagem em locais de grande circulação de pessoas. Entre as cidades que receberam a solicitação para que essa estratégia seja adotada estão Imbituba, Laguna e Jaguaruna.
As cidades poderão destinar a outra parte dos testes para os hospitais que realizam atendimentos pelo SUS, como forma de auxiliar na triagem inicial dos pacientes suspeitos. As secretarias municipais que necessitarem uma quantidade adicional de testes poderão solicitar à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive).
Teste Rápido de Antígeno
Os testes rápidos de antígeno fornecem o resultado em 15 minutos e devem ser aplicados para o diagnóstico da covid-19 em pessoas com e sem sintomas. A testagem é feita com uma amostra coletada pelo swab (cotonete longo) do nariz.
O exame consegue detectar se a pessoa está infectada pelo coronavírus de forma prática, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada para uma unidade de saúde e orientada a fazer o isolamento social.