Papa Francisco tem infecção respiratória e quadro é grave
Foto: Divulgação/REUTERS/Remo Casilli

O papa Francisco, de 88 anos, segue internado no hospital Gemelli, em Roma, após ser diagnosticado com uma infecção respiratória polimicrobiana. O Vaticano divulgou, na manhã desta segunda-feira (17), um boletim médico informando que o pontífice está em um quadro clínico complexo, que exige um tratamento intensivo. A infecção, que afeta o trato respiratório, levou a uma modificação nos medicamentos e exigirá uma internação por tempo indeterminado. O papa, que assumiu o papado em 2013, continua em repouso absoluto e não tem previsão de alta.

Apesar de sua condição grave, a assessoria do Vaticano revelou que o papa tem mantido um bom humor, embora tenha cancelado todos os compromissos públicos. Francisco teve que desmarcar suas orações semanais e outros eventos importantes, como uma missa para artistas, programada para o Ano Jubilar da Igreja Católica. Porém, o pontífice não deixou de continuar suas atividades pastorais de forma privada, fazendo ligações para membros de uma paróquia católica em Gaza, mesmo hospitalizado.

Este é o quarto dia de internação do papa, que já enfrentava dificuldades respiratórias desde o início deste mês, quando foi diagnosticado com bronquite. No início de fevereiro, o papa chegou a pedir desculpas aos fiéis por ter cedido a leitura de seu discurso a um assessor devido à dificuldade para respirar. Além disso, Francisco revelou em uma audiência que estava com um “forte resfriado”, que evoluiu para uma bronquite.

Vale destacar que o papa tem um histórico de problemas respiratórios, com uma condição pulmonar reduzida desde sua juventude. Aos 21 anos, Francisco enfrentou uma grave pneumonia e a remoção de parte de seu pulmão direito, o que comprometeu sua capacidade respiratória. Por isso, seu quadro atual exige cuidados médicos especiais.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.