UBSs de Capivari de Baixo e Braço do Norte são fechadas após funcionários contraírem covid-19
Foto: Divulgação PMCB

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Paraíso, em Capivari de Baixo, foi fechada de forma temporária após casos suspeitos de covid-19 entre os servidores que trabalham no local. Neste período, os pacientes deverão se encaminhar à Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Vila Flor, onde está sendo organizado uma força-tarefa para atender os moradores.

Segundo a prefeitura, os casos de emergência são direcionados ao Pronto Atendimento (PA), no bairro Caçador. Há outros postos com servidores afastados com covid-19 ou com suspeitas, mas as demais dez unidades seguem abertas de segunda a sexta-feira das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Capivari de Baixo também fechou o Setor de Identificação após os dois servidores do local apresentarem suspeita de infecção por covid-19 e ficarem em isolamento. Em princípio, o setor, que já passou por sanitização, ficará sem atendimento até esta sexta-feira (21), reabrindo as portas ao cidadão na próxima segunda (24). Caso testem positivo, o isolamento será prolongado e outro comunicado emitido.

Em Braço do Norte, a UBS do bairro Sertão do Rio Bonito ficará fechada até esta sexta-feira (21) após o afastamento de profissionais da saúde por suspeita ou confirmação da covid-19.

Segundo o comunicado da prefeitura, em caso de necessidade, os usuários dessa unidade poderão se dirigir até os demais postos de saúde do município, que atendem das 7h às 16h. Além deles, ESF São Francisco e a Policlínica ficam abertas das 7h e 22h.

O aumento expressivo de casos de coronavírus neste inicio de ano tem impactado os trabalhadores da saúde. Nesta quarta-feira (19), o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, divulgou que 150 profissionais estão afastados por suspeita e/ou confirmação de contaminação por covid-19 e influenza.