Unidades de saúde de Tubarão oferecem testes para identificar HIV
Foto: Divulgação

O dia 1° de dezembro é marcado pelo Dia Mundial da Luta contra Aids. A campanha Dezembro Vermelho incentiva o diagnóstico precoce, que ajuda na prevenção e tratamento do HIV, vírus sexualmente transmissível. Ele afeta principalmente o sistema imunológico.

Quando tratado corretamente não evolui para a doença, a Aids. Os testes são fundamentais, e a população de Tubarão pode realizá-los nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Centro de Atendimento Especializado em Saúde (Caes) também está à disposição dos tubaronenses.

O Caes é uma unidade de saúde de referência para doenças infectocontagiosas. Lá os pacientes com tuberculose, IST/AIDS, hepatites virais e hanseníase são atendidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

Atualmente existem testes rápidos que são realizados sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são práticos, feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Esses testes são feitos nas UBSs do município e o próprio Caes

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente todos os métodos preventivos disponíveis, além da testagem e do tratamento.

 Exames oferecidos:

Testes rápidos para HIV, sífilis, Hepatites B e C;

Baciloscopia de Escarro (para detecção de tuberculose) – de segunda a sexta-feira;

PPD – Prova Tuberculínica (para diagnóstico da infecção latente de Tuberculose) – segundas, terças e sextas-feiras;

Baciloscopia (para detecção de hanseníase) – Mediante encaminhamento de profissional de saúde.