Em 18 de agosto, o governo de Santa Catarina lançou a campanha de prevenção ao estelionato “Desconfie sempre, não caia em golpes” para alertar a população quanto aos golpes virtuais, que aumentaram 85% com a chegada da pandemia e isolamento social.
O material informativo da campanha, em um mês, contribuiu para uma redução no número de casos diários dos golpes virtuais de 28%. A média de 7 dias em 18 de agosto, no lançamento da campanha, era de 187 casos, número que caiu para 135 em 30 de setembro.
Os dados são analisados todas as semanas pelo Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC e, para esse crime, segundo uma pesquisa da Diretoria de Inteligência e Estatística (DINI), da Secretaria de Segurança Pública, 97% deles não teriam ocorrido se a vítima tivesse algum conhecimento sobre os golpes.
“Vamos continuar monitorando os números e caso seja necessário agirmos com outras ações, assim faremos”, afirmou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de SC Coronel BM Charles Alexandre Vieira.
De acordo com levantamento feito pela DINI, os golpes mais recorrentes em Santa Catarina continuam sendo: clonagem do WhatsApp, anúncio de compra e venda de veículos, duplicação de perfil de WhatsApp, compras pela internet de maneira geral, falso empréstimo, clonagem de cartão e anúncio de imóveis.
No site da Polícia Civil, a população tem acesso à cartilha informativa contendo os principais golpes realizados no estado, dicas de como se prevenir de cada um deles e orientações sobre como agir caso a pessoa já tenha sido vítima.