A equipe de guarda-vidas do posto de balneário Figueirinha, em Jaguaruna, foi acionada na tarde deste domingo (11) para atender uma ocorrência de afogamento. Por volta das 14h50, um casal de populares chegou em um veículo prata no local, a mulher estava visivelmente desesperada e pediu ajuda, pois uma criança havia sido vítima de afogamento em uma piscina residencial.
Os guarda-vidas civis que encontravam-se em frente ao posto naquele momento, imediatamente entraram no carro do casal e foram até a casa, localizada a duas quadras ao norte do posto de guarda-vidas.
Durante o deslocamento, o pai relatou que encontrou a vítima inconsciente na piscina e que ao retira-la da água observou que a criança não respirava e então realizou algumas ventilações de emergência e com isso a vítima retornou a respiração, começando a tossir e regurgitar água, retomando assim sua respiração ainda com muita dificuldade.
Ao chegar no local, os guarda-vidas realizaram a avaliação inicial no menino de 2 anos, identificando que a criança chegou a estar em grau 5 de afogamento (parada respiratória isolada) e no momento encontrava-se inconsciente e sem pulso radial.
Após atendimento, foi iniciada a oxigenoterapia, aquecimento e seguiu-se o monitoramento constante dos sinais vitais até a chegada da ambulância. Quando a ambulância chegou, a vítima foi levada ao hospital Unimed, em Tubarão, para avaliação médica em estado estável.