O carnaval para uma família de Tubarão foi diferente da folia de muitas pessoas. Um homem e uma mulher chegaram por volta de 1 hora da manhã de sexta para sábado no batalhão de Polícia Militar do município. No colo, carregavam uma criança de dois anos. Era a filha deles que estava em processo de engasgamento. As câmeras de segurança do local registraram toda a ação.
O segundo Sargento PM Márcio Cardoso Xavier, que estava de serviço na guarda do 5° BPM, começou a manobra chamada de heimlich, indicada para desafogar uma pessoa. O aspirante a Oficial PM Edson da Silva Júnior, que estava saindo de serviço com o carro particular, ouviu os gritos dos pais pedindo socorro e imediatamente foi ajudar o colega.
Depois de algum tempo aplicando a manobra, os policiais finalmente conseguiram desobstruir as vias aéreas da criança, que começou a chorar. Logo depois, a 3° Sargento PM Gisele Aparecida Monteiro e Cabo Débora, que estavam chegando no quartel para assumir serviço na Central Regional de Emergência (CRE), ajudaram a levar, com urgência, a menina e os pais para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, para ficar sob os cuidados médicos especializados.
