O número de desabrigados por conta das chuvas em Santa Catarina aumentou para 27.479. São 71 municípios com locais disponibilizados para acolhimento, totalizando 160 abrigos abertos. Esse número está disponível no novo relatório da Defesa Civil, divulgado nesta quarta-feira (18). A quantidade de municípios que registraram ocorrências permanece em 149, desde o último dia 04, e 133 municípios estão em situação de emergência – Rio do Sul e Taió decretaram calamidade pública. Até o momento, o Governo do Estado enviou 92.324 itens de assistência humanitária para 26 municípios.
O relatório também destaca um Aviso Meteorológico para temporais e chuva intensa para esta quinta-feira (19). Há risco moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde do mapa para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas, e os acumulados de chuva previstos ficam entre 40 e 60 mm. Já nas áreas em verde os acumulados variam entre 20 e 30mm, podendo ser ultrapassados pontualmente.
Situação das rodovias catarinenses
:: Acesse aqui o mapa digital da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE), com a situação das rodovias estaduais em tempo real.
Relatório Corpo de Bombeiros Militar
Divulgado nesta quarta-feira (18) o relatório de atendimento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Acumulado de ocorrências e recursos desde o dia 03/10:
- 2.023 atendimentos;
- 358 viaturas;
- 155 municípios;
- 1.568 bombeiros empenhados.
Ocorrências relacionadas com as chuvas registradas entre terça (17) e quarta-feira (18):
- 182 atendimentos;
- 81 viaturas;
- 47 municípios;
- 249 bombeiros empenhados
As equipes seguem no auxilio ao restabelecimento das cidades e a situação normalizando em todo o estado. Alguns pontos ainda exigem atenção, bem como cuidado com os deslizamentos devido ao excesso de água no solo.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.