A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC/SC) emitiu um aviso especial na manhã desta sexta-feira (7) alertando para a ocorrência de vendavais entre a madrugada e a tarde deste sábado (8), com destaque para o Sul catarinense, onde as rajadas de vento devem ser mais intensas.
Segundo o boletim meteorológico, elaborado pelos meteorologistas Caio Guerra e Eduardo Cho-Luck, a formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre o Sul e o Sudeste do Brasil, vai intensificar os ventos de sudeste nas regiões próximas ao litoral. A ventania começa ainda na madrugada de sábado, inicialmente atingindo o Litoral Sul, e se estendendo pela manhã para o Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Na região Sul, cidades como Tubarão, Laguna, Imbituba, Jaguaruna, Orleans e Sombrio devem registrar ventos médios entre 30 e 40 km/h, com rajadas variando entre 70 e 90 km/h, podendo superar esses valores em pontos mais expostos, como áreas litorâneas e serranas.
O risco é considerado moderado a alto para ocorrências relacionadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de árvores e galhos. A Defesa Civil reforça que o mar ficará agitado e que as condições para temporais diminuem ao longo da madrugada, mas a intensificação dos ventos deve predominar até o início da tarde de sábado.
A recomendação é para que a população evite permanecer ou transitar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia durante o período de ventos fortes.
A Defesa Civil estadual segue monitorando a situação e orienta que qualquer ocorrência seja comunicada imediatamente pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).






