O ciclone extratropical, que estava previsto para atingir Santa Catarina, se encontra no momento com seu centro próximo aos litorais do estado e do Rio Grande do Sul e está se deslocando em direção a alto mar. Do Extremo Oeste aos planaltos, a condição é de tempo nublado e chuviscos isolados nesta sexta-feira (16).
O deslocamento do ciclone ainda provoca rajadas de vento no Sul do estado, com direção Oeste e rajadas pontuais entre 50 e 70 km/h. A tendência é que com o afastamento do ciclone, os ventos enfraqueçam nas próximas horas.
O risco é baixo para ocorrências associadas aos ventos e moderado para deslizamentos, especialmente no extremo sul do estado.
Melhoras
No momento, para deslizamentos o risco é moderado apenas para a região Sul de Santa Catarina, local onde foram observados os maiores acumulados de chuva.
Já no restante do estado não há mais um cenário de risco para deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundação.
Observação marítima
A atuação e o deslocamento de um ciclone próximo à costa de Santa Catarina deixa o mar muito agitado e traz risco para ressaca no Litoral Sul e na Grande Florianópolis entre a tarde de sexta-feira (16) e a tarde de sábado (17). As alturas das ondas variam entre 2,5 e 3,5 metros, podendo chegar a picos de 4,0 metros no Litoral Sul.
Na Grande Florianópolis, as alturas de onda oscilam entre 2,0 e 3,0 metros, com picos de até 3,5 metros.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular:https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC