Defesa Civil alerta para risco muito alto de deslizamentos em cidades do Extremo Sul de SC
Foto: Divulgação/Defesa Civil Araranguá

Depois de um fim de semana com altos volumes de chuva em áreas do Litoral e Extremo Sul catarinense, ao longo desta segunda (17) e terça-feira (18), conforme aviso meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, ainda são esperados acumulados entre 50 e 70 mm para o Litoral Sul. Dessa forma, o risco é muito alto para deslizamentos e inundações principalmente nos municípios de divisa com o estado do Rio Grande do Sul, que já possuem áreas atingidas. 

A Defesa Civil reforça que os deslizamentos podem ocorrer  mesmo em períodos sem a presença de chuva. Devido a saturação de água no solo e a diminuição dos níveis podendo haver movimentações tardias.

Rio Grande do Sul

As chuvas do fim de semana provocaram danos em 19 municípios gaúchos, segundo dados da Defesa Civil do RS atualizados na manhã desta segunda-feira (17). 

As precipitações alcançaram marcas de 100 mm a 200 mm entre sábado (15) e domingo (16), superando a média histórica para todo o mês de junho, o que provocou alagamentos, inundações e deslizamentos. Rios estão em elevação e as chuvas devem prosseguir durante a semana.

Em São Luiz Gonzaga, aconteceu uma microexplosão, fenômeno caracterizado por chuvas volumosas em curto espaço de tempo, geralmente acompanhadas de rajadas de vento intensas. A ocorrência, que deixou 400 pessoas desalojadas e uma ferida, afetou cerca de 15 mil pessoas. Seis escolas, duas unidades básicas de saúde, um museu arqueológico e a sede de uma cooperativa também foram sofreram danos.

O estado já contabiliza 176 mortes e mais de 470 municípios afetados pelas chuvas desde o final do mês de abril.

Recomendações para a população

  • Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
  • Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
  • Não transite em pontes ou pontilhões submersos;
  • Cuidado redobrado com crianças próximas a rios ou ribeirões;
  • Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
  • Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado;
  • Fique atento a inclinação de postes e árvores;
  • Fique atento aos movimentos de terra ou rochas próximas a sua residência;
  • Fique atento a rachaduras em muros e paredes.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.