A Defesa Civil do Estado e de Tubarão alertou a população sobre a formação de um novo ciclone extratropical a partir desta quarta-feira (12), e que poderá trazer altos volumes de chuva e ventos fortes para a região Sul do Estado nos próximos dias.
Nesta terça-feira (11), o gestor coordenador de Proteção e Defesa Civil, Diego Goulart, traçou medidas junto do secretário Coronel Luiz Armando Schroeder Reis, para prevenção de ocorrências e ações que por ventura necessitem ser realizados, em casos de emergência.
O que é um ciclone extratropical?
O ciclone extratropical é caracterizado por um sistema de baixa pressão atmosférica, que ocorre em latitudes médias, longe da região equatorial. Normalmente, o ciclone é acompanhado por fortes ventos e chuvas intensas.
Os ciclones extratropicais se formam a partir da diferença de temperatura entre a região equatorial e as latitudes médias. Isso acontece porque o ar quente da região equatorial sobe e o ar frio das latitudes médias desde, assim criando uma zona de conflito que pode gerar os ciclones.
Embora os ciclones tropicais possam ser mais destrutivos com a presença de furacões, tufões ou ciclones, os ciclones extratropicais são menos intensos, mas podem causar danos significativos.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC