O município de Tubarão já contabiliza um alarmante número de infrações de trânsito no decorrer deste ano, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SC), a cidade já registrou um total de 24.763 infrações até o momento.
A maioria das infrações registradas em Tubarão é relacionada ao excesso de velocidade, com mais de 10 mil multas aplicadas a motoristas que transitaram com velocidade superior à máxima permitida, muitos deles excedendo o limite em até 20%.
Outras infrações significativas incluem 3.160 condutores flagrados sem o uso do cinto de segurança e 432 que estavam manuseando o celular enquanto dirigiam.
Os meses que mais se destacaram em relação ao número de infrações de trânsito foram junho, com 4.774 casos, e julho, com 4.740. Esses dados preocupantes chamam a atenção para a necessidade de conscientização dos motoristas.
Até a próxima segunda-feira, Tubarão continua a participar da Semana Nacional de Trânsito, uma iniciativa instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro. O tema da campanha deste ano é “No trânsito, escolha a vida!” e busca enfatizar a importância de medidas de segurança, como o uso do cinto de segurança, a atenção ao trânsito, a proibição do uso de celular ao volante, a manutenção de distância segura dos demais veículos e o respeito à sinalização, entre outras atitudes que podem reduzir os riscos no trânsito.
Além disso, a campanha utilizará dados alarmantes sobre acidentes de trânsito para sensibilizar a população. Apenas em 2022, foram registradas 203.204 ocorrências que resultaram em 2.097 mortes no estado de Santa Catarina.
No período de janeiro até o dia 15 de setembro deste ano, foram contabilizados 138.298 sinistros, com o registro de 1.031 mortes, de acordo com informações do Detran/SC, da Polícia Rodoviária Federal e do Renaest (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito). Esses números reforçam a necessidade urgente de medidas eficazes para aumentar a segurança no trânsito em Tubarão e em todo o estado.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC
