Propaganda eleitoral no rádio e na TV recomeça nesta sexta-feira
Foto: Agência Senado

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, no segundo turno, começa nesta sexta-feira (7). Agora, o tempo é dividido igualmente entre os dois candidatos a presidente da República e os dois postulantes a governador de cada estado que disputam o segundo turno.

A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, dois dias antes da votação, marcada para 30 de outubro. Para cada cargo serão transmitidos dois blocos diários de dez minutos, sendo cinco para cada candidato.

Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, com em Santa Catarina, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno. A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar.

O mesmo ocorre no bloco estadual. A propaganda em rede começará pelo candidato Jorginho Mello (PL), seguida pelo candidato Décio Lima (PT). Nos dias seguintes, as ordens se alternam.

Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.

Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.