Com mais de 6,5 milhões de toneladas operadas de janeiro até a primeira quinzena de dezembro de 2021, o Porto de Imbituba consolidou um novo recorde histórico anual e crescimento de, pelo menos, 11% em relação ao ano anterior.
As principais cargas movimentadas foram do tipo granel sólido mineral, com expressiva liderança do coque de petróleo, que representa cerca de 28% do volume total, seguido da cabotagem de contêineres, que de janeiro a novembro de 2021 se igualou ao total de 2020. Também aparecem no ranking das cinco cargas com maior volume, respectivamente: o sal, a hulha betuminosa e o minério de ferro.
Ao longo do ano foram batidos dois recordes históricos de operação mensal, primeiro, de 681,9 mil toneladas, em maio, e, o atual, de 717,8 mil toneladas, em julho. Imbituba também registra um incremento de aproximadamente 12% nas atracações, com predomínio da importação sobre a exportação.
O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Fábio Riera, destaca que os excelentes resultados são fruto do incansável trabalho da comunidade portuária. “Essa conquista é compartilhada por todos os colaboradores, empresas e órgãos de fiscalização e controle que integram a cadeia logística de Imbituba, buscando dia e noite a prestação de um serviço de qualidade e aproveitando as potencialidades do Porto e as oportunidades do mercado para gerar emprego, renda e desenvolvimento para a região”, diz.
Investimentos
Dentre as melhorias em infraestrutura, o ano ficou marcado pela requalificação da área do antigo Terminal Frigorífico (TERFRIO), área arrendável de localização privilegiada, próxima aos Cais 1 e 2. O espaço teve suas edificações demolidas e a recomposição do terreno para novo arrendamento. Além disso, dois novos armazéns de lona foram construídos pela iniciativa privada dentro do Porto, aumentando em 120 mil toneladas a capacidade de armazenagem estática de minério de ferro.
Outro grande investimento é a nova iluminação das vias internas, totalmente em LED e com cabeamento subterrâneo, já em fase de testes. A novidade mais recente é o lançamento do edital de licitação do projeto executivo e obra de recuperação e reforço do Cais 3. “Só este ano, já aplicamos mais de R$ 11,5 milhões na manutenção e melhoria da infraestrutura do Porto e lançamos este edital, que irá viabilizar a maior obra já realizada pela SCPAR Porto de Imbituba”, afirma José João Tavares, diretor de Planejamento e Operações.
Uma das grandes conquistas da Autoridade Portuária foi o leilão do Terminal de Granel Líquido, realizado pelo Governo Federal em novembro. A área foi arrematada para um contrato de 10 anos, onde há perspectiva de injeção de mais de 25 milhões de reais na qualificação da infraestrutura. Também está em fase final o Processo Seletivo Simplificado para arrendamento transitório do Terminal de Granéis Minerais, etapa anterior ao leilão do terminal.
Comunidade local
No âmbito porto-cidade, a SCPAR Porto de Imbituba realizou a doação de R$ 2 milhões ao Hospital São Camilo, único em Imbituba, para apoio no combate à pandemia, e reabriu a capela São Pedro, conhecida como igrejinha do Porto, para visitação da comunidade.
Administração também está participando das tratativas sobre a duplicação do Acesso Norte, que conecta o complexo portuário à BR-101, cujo projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIE), e de agendas sobre a situação ambiental da área da antiga Indústria Carboquímica Catarinense (ICC). O espaço tem cerca de 100 mil m² e fica ao lado do Porto.
Em 2021, a atuação da SCPAR foi reconhecida com 4 condecorações: os prêmios nacionais Portos + Brasil 2021, com o 3º lugar nas categorias “Execução de Investimentos Planejados” e “Ranking do IGAP”, a Medalha Amigo da Marinha e, pelo sexto ano consecutivo, o Certificado em Responsabilidade Social da Alesc.