Um boto-pescador foi encontrado morto na noite de segunda-feira (10), nas proximidades da Ponta das Pedras, em Laguna. O animal foi visto boiando por pescadores que estavam no local. Eles encaminharam o boto até a Polícia Militar Ambiental (PMA), que depois o levou para Unidade de Estabilização de Fauna Marinha na Udesc.
Segundo a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), trata-se de um boto-pescador (Tursiops truncatus gephyreus), macho, juvenil, de 2,47 metros de comprimento e 186 Kg.
A médica veterinária Gabriela Cristini de Souza, que realizou a necropsia do animal, descreveu que, na análise geral, o indivíduo encontrava-se magro e sem marcas evidentes de interação antrópica. Ele apresentava lesões infecciosas em vários órgãos com linfonodos aumentados, indicando que o corpo estava reagindo a uma infecção.
Os pulmões do boto apresentavam diversos parasitas e tinha nódulos com secreção purulenta o que piora a percepção do quadro clínico geral. Segundo a médica veterinária, as análises mais precisas vão possibilitar compreender melhor o quadro infeccioso para determinação da causa da morte.