A Associação Tubaronense para Integração de Deficiente Visual (ATIDEV) é uma organização não-governamental que tem como objetivo incluir na sociedade os deficientes da visão, sejam eles cegos ou com baixa visão. O trabalho inclui desde a orientação sobre mobilidade até aulas de braile, informática, entre outras ações importantes.
A entidade atende dezenas de pessoas da região. A ATIDEV possui convênios com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que fornece professores com capacitações especificas para atender as pessoas com deficiência visual, e com a prefeitura de Tubarão, que custeia os funcionários da instituição.
Mas para que as demais atividades possam continuar sendo oferecidas, a associação depende do apoio da comunidade. Por isso, a ATIDEV realiza ações sociais como eventos, pedágios e sócios colaboradores. Além disso, aceita doações espontâneas.
No entanto, por causa da pandemia de covid-19, os eventos de arrecadação de recursos foram suspensos, o que prejudicou as finanças da associação, segundo Gecioni Maria Miranda, presidente da ATIDEV.
“Foi um período difícil por conta da pandemia. A gente não conseguiu fazer um jantar dançante, participar da feira no Farol Shopping. Tudo isso parou. Com a falta desse recurso, que a gente estava acostumado a receber, ficou difícil [manter a instituição]”, explica.
Para angariar novos recursos, a associação está realizando uma rifa para o Dia das Mães. Os bilhetes serão vendidos nos próximos dias.
As pessoas que tiverem interesse em colaborar com a ATIDEV, podem entrar em contato pelo telefone (48) 3053-5003 ou visitar a entidade e conhecer o trabalho realizado.