O Banco de Sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), alertou sobre estoques baixos de sangue na unidade de Tubarão, principalmente nos grupos A e O.
Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis, ambos portando documento, mas podem doar normalmente. Também devem pesar acima de 50 quilos, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, além de outros itens indispensáveis.
A pessoa não pode doar se estiver com sintomas como tosse, dor de garganta, gripe/resfriado, apresentar algum tipo de reação alérgica, lesão de pele, afta ou herpes, além de outros requisitos, que podem ser conferidos na íntegra abrindo galeria de imagens desta matéria.
Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Este percentual está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), porém o Ministério trabalha para aumentar este índice.
O Hemosc de Tubarão atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, na rua Santos Dumont, no Centro. Mais informações podem ser passadas pelos números de telefone: (48) 3444-7410 e (48) 3444-7414.






