O escritor tubaronense Ramires Sartor Linhares lançará, na próxima quarta-feira (30), dois livros com temas ligados a cultura da cidade e da região: “A Égua 2” e “Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, conforme a ocasião”.
“A Égua 2” é uma continuação, ou, segunda edição ampliada e revisada, do livro “A égua do Alonso e outros termos e expressões de Tubarão e região”, lançado em 2017. A nova versão, além de ampliação nos termos, expressões, crendices e superstições cultuados pela população da região, foi acrescido de um capítulo com fatos marcantes da história da cidade e outro com perfis de tubaronenses falecidos, pioneiros em diversas áreas.
A obra tem 256 páginas e está dividida em quatro capítulos. Contará com prefácio escrito pela jovem leitora Beatriz Gonçalves Nascimento, prefácio à primeira edição de Jaime Pusch, epílogo do escritor Pedro Albeirice da Rocha e “orelhas” de Joares Ponticelli.
O segundo livro – “Bom-dia, boa-tarde, boa-noite, conforme a ocasião”, é um projeto antigo do autor, quando foi colunista do jornal Diário do Sul. Trata-se de um apanhado de crônicas resgatadas, revisadas e adaptadas, das colunas publicadas no jornal, de 2013 a 2018. Escritas a partir de um lugar fictício (ou não, como salienta o autor), o principado de Humaitá de Cima, as crônicas falam sobre situações vividas, pensadas, inventadas ou adaptadas, com o objetivo de buscar reflexão, espairecer ou mesmo divertir os leitores conquistados neste tempo.
Esta obra conta com 304 páginas e é dividida em cinco capítulos. Tem apresentação de Lúcio Flávio de Oliveira, prefácio de Geraldo Búrigo de Carvalho, posfácio de Rita Elisabete, epílogo de Phil Alexandrino e “orelhas” do professor Felipe Felisbino.
Para o autor as obras representam especialmente o seu amor pelo lugar onde vive.
“Escrever sobre o nosso lugar, nossos jeitos peculiares de fazer e dizer as coisas, é um trabalho prazeroso, que exigiu pesquisa e dedicação, mas que revela muita coisa interessante sobre a nossa terra e a gente daqui”, explica Ramires.
Os livros já estavam planejados há mais tempo e seriam lançados em momentos diferentes, mas, em virtude da pandemia e de outros projetos do autor, acabaram saindo juntos.
“O livro de crônicas é um sonho antigo, alimentado desde quando eu escrevia para o Diário do Sul, cujos diretores agora acabaram participando e possibilitando a obra. A segunda edição da Égua também já foi prometida quando do lançamento da primeira, e, depois de alguns anos, vira realidade. Espero que os leitores apreciem”, destaca.
Noite cultural
Os lançamentos acontecem em uma Noite Cultural, que inicia às 20h, no Centro Municipal de Cultura Willy Zumblick, com apresentações artísticas e culturais. Na oportunidade haverá venda das obras e sessão de autógrafos, com coquetel.
Um percentual das vendas das obras no dia do lançamento será revertido para o projeto social Andorinhas, que é uma iniciativa da assistente social Raqueline Cozza Paes e conta com participação de empresários e instituições de Tubarão e região Sul de Santa Catarina. O projeto prevê a distribuição de cestas básicas às famílias carentes durante o período de Natal.
