Seguindo o princípio de que conhecimentos básicos podem salvar vidas, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou nesta segunda-feira, 30, o Curso de Noções de Primeiros Socorros para profissionais da educação. Feito especialmente para esse público, o material oferece orientações sobre como lidar com ocorrências comuns no ambiente escolar.
O curso está em conformidade com a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), criada após o trágico falecimento de um menino de 10 anos durante uma excursão escolar, vítima de engasgo. O tenente-coronel Túlio Tartari Zanin, diretor interino de Instrução e Ensino do CBMSC, apresentou o curso e ressaltou a importância dessa capacitação para a segurança das crianças. “Infelizmente, temos uma triste estatística no Brasil: nos últimos 15 anos, mais de 2 mil óbitos de crianças entre 0 e 9 anos foram registrados devido à obstrução das vias aéreas por corpo estranho. Esse curso é uma ferramenta essencial para os profissionais da educação”, destacou.
Embora o foco principal do curso seja a desobstrução das vias aéreas, o conteúdo abrange uma série de situações emergenciais. O programa, que é totalmente gratuito, é dividido em seis módulos, totalizando 20 horas de estudo. Entre os temas abordados estão: introdução aos primeiros socorros; orientações sobre segurança e prevenção; avaliação de cena; emergências respiratórias; ressuscitação cardiopulmonar; hemorragias e choque. “O curso foi desenvolvido especialmente para os profissionais da educação, mas está disponível para qualquer pessoa interessada em aprofundar seus conhecimentos em primeiros socorros”, acrescentou o tenente-coronel.
O curso pode ser acessado de forma totalmente gratuita por meio do site, na plataforma de ensino à distância do CBMSC, e pode ser realizado tanto por profissionais da rede pública quanto da rede privada de ensino. Após a conclusão de todas as etapas, é gerado um certificado.
“A educação no Corpo de Bombeiros Militar está se fortalecendo cada vez mais, e a educação à distância nos permite transmitir nosso conhecimento no atendimento de ocorrências, todo o nosso conhecimento, para toda a comunidade, preparando-a para a primeira resposta às emergências ou para o acionamento correto das equipes de emergência”, finalizou o tenente-coronel.