A balneabilidade em Santa Catarina apresentou uma leve melhora na segunda semana de janeiro de 2025. Segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), 157 dos 238 pontos monitorados (65,97%) estão próprios para banho.
O relatório aponta que a Prainha do Farol, em Laguna, está imprópria para banho. As demais praias do município (Gi, Cardoso, Mar Grosso, Tereza e Itapirubá) e a Lagoa de Cabeçuda seguem próprias.
O IMA monitora 23 pontos em quatro cidades do sul catarinense. Em Garopaba, Imbituba e Jaguaruna todos os pontos apresentam resultados positivos:
- Garopaba: Lagoa da Ferrugem, Praia da Vigia, Praia do Siriú e dois pontos na Praia de Garopaba.
- Imbituba: Lagoa da Ibiraquera, Praia da Ribanceira, dois pontos na Praia da Vila Nova, Praia da Ibiraquera, dois pontos na Praia do Porto e Praia do Rosa.
- Jaguaruna: Canal do Camacho, Lagoa do Arroio Corrente e Praia do Arroio Corrente.
O IMA recomenda evitar o banho de mar nas primeiras 24 a 48 horas após chuvas intensas e nas proximidades de saídas de canais ou galerias de águas pluviais, devido ao risco de contaminação.
Como o IMA define a balneabilidade:
Uma praia é considerada própria quando, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas, houver no máximo 800 E. coli por 100 mililitros. A condição imprópria é constatada quando esse índice é superior a 800 em mais de 20% das amostras ou quando a última coleta apresenta mais de 2000 E. coli.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.