Família indígena retorna ao Paraná com apoio da prefeitura de Tubarão
Foto: Kelen Bardini/PMT

Uma família indígena da tribo Caincangue, que estava alojada sob o viaduto do trevo de acesso a Tubarão, no Sul de Santa Catarina, retornou à cidade de origem, Nova Laranjeiras, no norte do Paraná, nesta quinta-feira (9). A assistência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que providenciou passagens e transporte para as 18 bagagens do grupo.

A família, composta por um casal, três crianças e uma adolescente, aceitou o acolhimento na Casa de Passagem João 3:16 ainda na tarde desta quarta-feira (8), após abordagem da equipe da SMDS. Segundo relatos, eles visitam Tubarão frequentemente para comercializar artesanatos e, em outras ocasiões, também se alojaram no mesmo local.

Os Caincangue habitam majoritariamente as regiões Sul e Sudeste do Brasil e costumam percorrer diferentes municípios vendendo os produtos que confeccionam. Apesar do apoio dado, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Heloísa Cabral, fez um apelo à população.

“É importante ressaltar que a sociedade não estimule a permanência dessas famílias em locais inadequados e perigosos para as crianças. Recebemos muitas doações de alimentos, roupas e outros mantimentos, mas o ideal é que essas famílias sejam acolhidas de forma segura”, destacou.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.