O Inep confirmou, nesta quarta-feira (19), as três questões anuladas do segundo dia do Enem 2025, aplicado no último domingo (16). A decisão foi tomada após a identificação, na internet, de relatos sobre o vazamento de questões semelhantes às do exame em uma transmissão ao vivo dias antes da prova.
Inep anula questões após identificar vazamento
A antecipação dos gabaritos em um dia ocorreu porque o Inep encontrou, em uma live no YouTube, itens usados em um pré-teste do Enem, divulgados indevidamente por um participante dessa etapa. Como medida preventiva para garantir a isonomia, a autarquia vinculada ao Ministério da Educação optou por anular três questões da prova de domingo.
As questões anuladas variam conforme a cor do caderno de provas, embora mantenham equivalência de conteúdo.
Questões anuladas por cor de caderno
- Amarelo (caderno 5): 115, 121 e 178
- Cinza (caderno 6): 115, 118 e 172
- Azul (caderno 7): 123, 132 e 174
- Verde (caderno 8): 132, 135 e 168
- Roxo (caderno 12): 115, 118 e 172
- Laranja (caderno 11): 115, 118 e 172
Conteúdos envolvidos nas questões anuladas
A questão 115 do caderno amarelo tratava de acústica e nível sonoro, envolvendo física e logaritmos.
A 121, também do amarelo, abordava processos de fotossíntese, da área de biologia.
A 178 apresentava problemas de matemática relacionados a álgebra e equações do segundo grau.
Ministério da Educação afirma validade das demais questões
Após manifestações nas redes sociais pedindo a anulação total da prova — movimento identificado como #AnulaEnem —, o ministro da Educação, Camilo Santana, reafirmou que todas as demais 87 questões continuam válidas, além da redação.
“Para garantir que todos não fossem prejudicados por conta dessas três questões, o Inep as anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens”, disse o ministro em entrevista à TV Educativa do Ceará.
Como funciona o pré-teste do Enem
O caso de vazamento envolve itens do pré-teste, uma etapa experimental e sigilosa que avalia novos itens antes de integrarem o Banco Nacional de Itens (BNI).
Nessa fase, estudantes respondem a questões de múltipla escolha para medir parâmetros como:
- dificuldade;
- possibilidade de acerto ao acaso;
- desempenho geral dos itens.
Somente as questões que atendem aos critérios são incorporadas às provas futuras. Os resultados individuais do pré-teste não são divulgados.
PF investiga suspeito de vazamento
A Polícia Federal foi acionada pelo Inep para apurar a responsabilidade pelo vazamento. O ministro destacou que todas as medidas legais estão sendo adotadas para preservar a confidencialidade do processo.






