Laços eternos: trisavó reúne quatro gerações da família para celebrar o Natal
A coluna tem satisfação imensa em destacar a união do clã Pereira, que desde 1997 se reúne religiosamente para as festividades de fim de ano. Neste ano, com todos vacinados, seguros e com a família crescendo sem parar, os Pereira resolveram realizar novamente o evento intitulado tradicionalmente de ‘’Natal em Família’’, encontro que contará 70 pessoas, entre eles 8 filhos, 21 netos, 15 bisnetos e pasmem, 5 trinetos da matriarca Rosa Marcelino Pereira, de 89 anos, e do saudoso patriarca Antônio Pereira.
O encontro conta com a presença dos importantes ‘’agregados’’ que são muito bem recebidos ao entrar na família, afinal, sem eles, a família não se multiplicaria, não é mesmo?
Para que fosse possível o encontro, a família decidiu reservar o espirituoso Hotel Sandrini, aqui de Tubarão, só para eles. Lá realizarão suas festividades, a ceia, e aproveitarão um dia inteiro a bela paisagem, a gastronomia, e as terapêuticas piscinas termais.
Segundo dona Rosa, ver a família reunida é um grande sonho. “Amo ver todos meus filhos, netos, genros, noras, enfim, toda família reunida nesse lindo e animado encontro’’, ressalta a trisavó.
Deixo aqui meu sincero respeito e reverência a esta grande e unida família. Nada melhor do que ver quem ama feliz, não é? Essa é a maior recompensa que podemos ter na vida e o nosso maior legado. Então, fica a dica, não importa o tamanho da sua família, com organização e vontade, reunir a todos não é tão difícil. Entregue-se à magia do Natal!
Finalizo a coluna com uma homenagem em forma de depoimento enviado por uma das filhas da dona Rosa, Sandra Pereira Domingues.
História de muitos Natais!
Me chamo Sandra Pereira Domingues e a história que eu vou contar é real, envolvente e tem muitos personagens. Mas, os principais são Seu Antonio Pereira e Dona Rosa Marcelino Pereira que iniciaram tudo em 1946, quando resolveram casar e constituir uma linda família.
Bem, na trajetória dessa família muita coisa aconteceu… como acontece em todas as famílias, tivemos momentos felizes e outros, não tão agradáveis. Um desses momentos foi a partida do nosso amado pai para a eternidade em 1994. Mas com a força e união de todos conseguimos superar os dias difíceis.
Chegamos a 1997. Todos os filhos casados. Família já estava bem grande e o encontro de Natal na casa da mãe já não era mais possível, pois não poderia acolher a todos de forma que pudéssemos ficar mais tempo juntos como gostaríamos. Foi aí que decidimos formatar um encontro mais organizado e em um lugar onde pudéssemos ficar juntos um ou dois dias e desfrutar da companhia da mãe, irmãos, cunhados, cunhada e sobrinhos por mais tempo.
Nasceu assim o evento “Natal em Família”. E lá se vão 24 anos e 25 Natais!
Os encontros acontecem todos os anos em um hotel, pousada ou associação da região. Para o encontro, sempre fizemos camisetas para caracterizar o grupo, temos um momento dedicado a celebração do Natal, onde fizemos reflexões e orações que remetem ao verdadeiro sentido do Natal para não perdermos a essência e deixar esse ensinamento para os jovens e crianças da família.
O encontro possibilita ficarmos “juntinhos”, como gostamos, pelo menos nessa data, pois não falta ninguém. Todos querem participar. A mãe, é a grande incentivadora e está sempre estimulando essa união. Participam ao todo, 24 famílias do Clã Pereira.
Atualmente, somos 70 participantes.
O sentimento de união, amor fraternal e solidariedade está sempre presente!
No momento da nossa celebração sempre pedimos que todas as famílias possam estender esses sentimentos ao longo do ano e fazer “um Natal todo dia”, dentro dos seus lares e viver como verdadeiros Cristãos os 365 dias do ano.
Organizar esse momento é para mim uma tarefa grandiosa e de muita dedicação. Congregar os desejos de todos, ouvir as sugestões sobre as atividades do encontro e formar lideranças dentro das famílias também faz parte desse momento!
Por fim, desejamos que todas as famílias do mundo inteiro possam viver um Natal tão feliz quanto o nosso e poder contar lindas histórias!
Sandra Pereira Domingues
Organização do “Natal em Família”