Parceiros e participantes do Programa Novos Caminhos recebem homenagem
O apoio ao desenvolvimento e a capacitação profissional de jovens e adolescentes que vivem nos serviços de acolhimento do Sul do Estado, foram reconhecidos na tarde da última quinta-feira (2), durante a cerimônia de entrega de homenagem aos participantes do Programa Novos Caminhos 2022.
O programa desenvolvido pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e instituições parceiras como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), tem por objetivo buscar preparar crianças e adolescentes que vivem nos 208 serviços de acolhimento do estado de Santa Catarina, para uma vida digna e independente quando completarem a maioridade.
De acordo com o juiz da vara da Infância e da Juventude de Criciúma, Pablo Vinicius Araldi, o Programa Novos Caminhos é bastante conhecido por todos e reconhecido pelo importante papel que desempenha.
“São nove anos de trabalho e de muito crescimento em prol dos adolescentes e jovens. Ao longo desses anos, o programa evoluiu, cresceu em quantidade de cursos oferecidos, de pessoas envolvidas, voluntários, empresas que investem e está cada vez mais consolidado. Nós só temos a agradecer a todos que acreditam nele, um programa muito realista que intervém realmente onde é necessário, dando direcionamento, capacitação e emprego a esses jovens que com 18 anos precisam ser adultos e gerir a própria vida”, garante.
Na cerimônia também foram entregues os certificados aos jovens participantes do programa e também o reconhecimento com os certificados de “Empresa Cidadã”, “Empresa Amiga” e “Cidadão Amigo”, às empresas e pessoas que estiveram envolvidas nas ações promovidas pelo programa em 2022.
“Sempre que vamos conversar com a indústria a cada ano para verificar quais são os parceiros e quais projetos daremos prioridade com relação à Responsabilidade Social, o Programa Novos Caminhos sempre é lembrado. Afinal, é extremamente importante pelo papel social que desempenha, especialmente direcionado ao mercado de trabalho. Nesta fase da vida onde os jovens participam do projeto, eles têm a oportunidade de se descobrir, de saber o que realmente tem aptidão, para tomar as decisões que logo ali na frente serão necessárias. E se ninguém mostra esse caminho, as coisas se tornam muito mais difíceis. Por isso o programa, de fato, traz isso na sua essência. Essa vontade de fazer com que o jovem descubra uma profissão e que, a partir dela, ele possa mudar a sua vida”, garante o gerente de Operações Sesi Senai e IEL para as regionais Sul e Litoral Sul, Valmir Cabral da Silva Neto.
Sobre o Programa Novos Caminhos
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG). E, em 2022, mais três novas instituições passam a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE /SC e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.