Capivari de Baixo realizará uma audiência pública para tratar da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, voltada ao apoio e incentivo a artistas e projetos culturais locais. O evento acontecerá na próxima semana dia 20 de agosto, às 19 horas, no Auditório da CDL de Capivari de Baixo e é aberto à participação da comunidade.
O processo de captação de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), no município de Capivari de Baixo, iniciou com o envio e aprovação do Plano de Ação, feitos em maio deste ano. Outra etapa já efetivada foi a assinatura do termo de adesão ao Ciclo 2 da PNAB, onde a administração municipal se compromete a implementa-la no município.
A oitiva que ocorrerá na próxima semana é mais uma etapa obrigatória para formatar os editais de aplicação dos recursos. Capivari de Baixo tem previsão de receber este ano, em torno de R$ 188.000,00, para serem aplicados em projetos culturais propostos pelos fazedores de cultura da cidade.
A oitiva permite que a comunidade cultural e a sociedade civil participem ativamente na definição de como os recursos da PNAB serão aplicados, de modo que as demandas locais possam ser atendidas. Durante a reunião pública os participantes terão a oportunidade de interagir com os gestores, fazendo sugestões e opinando acerca das formas de construção dos editais que regularão o fomento e/ou premiação cultural.
Para o diretor de Cultura e Turismo do município Isac Alborghetti é de fundamental importância a participação da sociedade na oitiva. “Com as sugestões daqueles que fazem cultura na nossa cidade vamos poder decidir pela melhor forma de construirmos os editais para a efetivação da PNAB em Capivari de Baixo” destacou Isac.
O prefeito Claudir Bitencourt, que tem acompanhado a questão, destaca a importância do incentivo à Cultura no município. “A participação popular nesta reunião pública é fundamental para a transparência das ações de governo e vem ao encontro daquilo que sempre pregamos. Com isso daremos continuidade ao processo de construção de políticas públicas que possam incentivar, cada vez mais, os agentes culturais de Capivari de Baixo”, disse o prefeito.






