Tubarão intensifica limpeza de rios para prevenir alagamentos
Foto: Divulgação/PMT

Os trabalhos de limpeza nos rios e córregos de Tubarão, iniciados nesta semana, melhoraram o escoamento das águas e preveniram alagamentos. A medida é especialmente importante durante o verão, período em que as chuvas intensas e enxurradas se tornam mais frequentes.

As ações realizadas com retroescavadeiras instaladas sobre balsas integram um processo contínuo de desassoreamento que será intensificado nos próximos meses. Entre os rios e córregos contemplados estão o Congonhas, Sertão dos Corrêa, Ilhota, Cubículo, além dos canais do Juventino e do Mato Alto e o Córrego Mesquita, todos pertencentes à Bacia Hidrográfica do Rio Congonhas.

Regiões beneficiadas

De acordo com o secretário de Agricultura e Interior, Marcos Savi Mondo, os bairros Santo Antônio de Pádua e Oficinas são os mais impactados por alagamentos e devem sentir os efeitos positivos da iniciativa. “A limpeza é crucial para garantir o escoamento da água da chuva, especialmente em épocas de enxurradas. Sem esse trabalho, o risco de alagamentos nesses bairros aumenta consideravelmente”, afirmou o secretário.

Impactos na agricultura local

Além de proteger as áreas urbanas, a limpeza das calhas fluviais beneficia a rizicultura. Nos últimos anos, a água dos rios tem invadido propriedades de produtores de arroz, prejudicando as plantações. Com a manutenção dos leitos, o fluxo de água é melhor controlado, reduzindo os danos à produção agrícola.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.