Durante o Carnaval, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) vai realizar ações de conscientização contra a importunação sexual em eventos festivos de Santa Catarina. A iniciativa busca orientar foliões, reforçar a importância da denúncia e garantir que a festa seja um espaço de respeito e segurança, especialmente para as mulheres.
As ações serão conduzidas pela Gerência de Políticas para as Mulheres e Direitos Humanos e incluem a distribuição de materiais informativos durante a programação oficial do Carnaval.
Campanha reforça respeito e segurança nas festas
Segundo a diretora de Direitos Humanos da SAS, Sabrina Mores, o objetivo é sensibilizar a população sobre comportamentos abusivos e combater a violência contra a mulher.
“Estaremos distribuindo materiais informativos que alertam sobre o que é considerado importunação sexual e também divulgando a campanha Seja Homem, denuncie, chamando a atenção dos homens sobre a violência contra a mulher”, afirmou.
O material educativo traz a arte de um termômetro, que explica de forma clara e acessível quais atitudes configuram importunação sexual, ajudando a população a identificar situações de abuso.
Divulgação de canais de denúncia
Além da conscientização, a campanha também reforça os principais canais de denúncia. O material orienta vítimas e testemunhas sobre como e onde buscar ajuda em casos de violência contra a mulher.
A diretora destaca que a importunação sexual é crime e que nenhuma forma de violência deve ser relativizada, mesmo durante eventos festivos. A campanha reforça que denunciar é um passo essencial para o enfrentamento da violência.
Ações começam em Florianópolis
A primeira ação de conscientização acontece no dia 6 de fevereiro, durante o Bloco Berbigão do Boca, que marca a abertura oficial do Carnaval em Florianópolis. Em seguida, as atividades continuam na Passarela Nego Quirido, acompanhando a programação carnavalesca da capital.






