Com mais de 40 mil alunos atendidos, PDEA comemora 5 anos de atividades no Parque Diamante

Com a missão de impactar as novas gerações para um futuro mais verde e sustentável, o Programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA) comemora cinco anos de atuação no Parque Diamante +Energia com resultados surpreendentes.

Implantado em 2019, pela Diamante Geração de Energia com apoio da Associação Jorge Lacerda (AJL), o programa já alcançou mais de 40 mil estudantes. Mais de 500 instituições parceiras também foram atendidas neste período com atividades socioeducativas que enfatizam a proteção ambiental e o consumo consciente.

As aulas acontecem ao ar livre, no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo, e também em ambiente fechado, em uma casa dentro do Parque, construída especialmente para receber os visitantes.

A Coordenadora do PDEA, Mylena Medeiros, comemora as conquistas do programa, que só neste último mês de 2024, já alcançou mais de 12 mil estudantes. “Nosso programa proporciona aos alunos um contato direto com a natureza e os animais. Aqui eles aprendem na prática e se transformam em multiplicadores dessa conscientização ambiental, ou seja, são mais de 40 mil famílias transformadas através deste trabalho”, destaca.

O Presidente da Associação Jorge Lacerda, Valdeci Algayer, também celebra o sucesso do programa. “Esse programa foi pensado para contribuir com toda a sociedade. Através da Diamante, que tem essa responsabilidade e conscientização, junto com toda a equipe, que é apaixonada pelo que faz, o resultado é visível. O programa está bem estruturado e vamos ampliar nossa meta para alcançar ainda mais pessoas.”

Responsabilidade e conscientização ambiental

O programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA) representa um compromisso da Diamante Geração de Energia, mantenedora do Parque, com a conscientização e a educação ambiental na região.

O CEO da Diamante Geração de Energia, Pedro Litsek, reforça a importância dos investimentos para a preservação do meio ambiente.

“Se houvesse uma maior conscientização ambiental, não estaríamos enfrentando esses graves problemas de hoje com as queimadas e a fumaça que se espalha por todo o país. Quando fazemos um programa de educação ambiental, a gente desperta essa responsabilidade sobre o cuidado com o meio ambiente. Temos a ambição de que o Parque seja autossustentável e se perpetue com novas ações de impacto”, afirma.

O Diretor Administrativo-Financeiro da Diamante Energia, Luiz Ricardo de Oliveira Beatrice, comenta que o Parque está instalado numa área de mata nativa e reflorestada de mais de 30 hectares, onde os alunos e toda a comunidade têm a oportunidade de ter o contato com a natureza, com uma rica diversidade da fauna, com dezenas de espécies de aves e fazer parte de uma missão maior de transformação.

“Estamos plantando hoje para a nova geração vir com uma mentalidade diferente. Nossa intenção é que o Parque seja uma referência no sul do Estado com pilares de inclusão social através da cultura e do esporte e de mudança de sociedade pela educação ambiental.”

Os coordenadores do PDEA enfatizam que o programa visa não apenas educar, mas também inspirar uma nova geração a se envolver ativamente no cuidado do planeta.