Decisão do governo sobre a volta do horário de verão será nesta semana
Banco de imagens

A resposta definitiva sobre a retomada do horário de verão deve ser anunciada pelo Governo Federal nesta terça-feira (15). Há cinco anos sem o mecanismo, a volta da medida é uma recomendação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para dar uma folga no fornecimento de energia.

De acordo com o ONS, a medida pode economizar cerca de R$ 400 milhões. Se aprovada, deve entrar em vigor em novembro, como era tradicionalmente. A discussão entrou em pauta no início de setembro, com a onda de calor agravada pelos incêndios e a estiagem no país.

“O resumo da ópera é que se houver risco energético, não interessa outro assunto a não ser fazer o horário de verão”, afirmou o ministro Alexandre Silveira na última sexta-feira (11), em Roma, após participar como palestrante do último painel II Fórum Internacional Esfera.

O ministro declarou ainda como está sendo analisada a volta do horário de verão. “Eu sempre disse que só faremos este ano se for imprescindível. Se não, vamos esperar o período hídrico, que começa agora em dezembro, e avaliar para o ano que vem”. Desde 2019 o horário de verão não é adotado no Brasil.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.